A importância do profissional de Gerontologia

Com o aumento significativo da população idosa em Portugal, as questões do envelhecimento têm sido alvo de tema em várias áreas.

O ser humano quando envelhece acarreta consigo declínios a nível biológico, psicológico e social. Quando falamos em envelhecimento, estamos a falar de um assunto de grande complexidade, tornando-se assim um tema desafiante para a sociedade.

O profissional de Gerontologia pretende dar respostas a estes desafios, prestando serviços direcionados para seniores e profissionais da área do envelhecimento, com o intuito principal de promover o envelhecimento ativo e a saúde na terceira idade. Estes serviços incluem uma avaliação multidimensional (biológica, psicológica e social) do idoso e posteriormente a elaboração de um plano de intervenção personalizado e especifico de acordo com as suas necessidades; intervenção direcionada aos cuidadores formais e informais com vista à melhoria da prestação de cuidados diretos aos idosos, através do apoio aos cuidadores e da formação; programas de prevenção e promoção no processo de desenvolvimento do idoso.

A Metaphora surge como um centro multidisciplinar focado no apoio à família ao longo do seu desenvolvimento e fases do ciclo vital. Pretendemos dar uma resposta integrada aos desafios que a família poderá encontrar ao longo da vida acompanhando o casal, os seus filhos e/ou idosos que compõem a família. Numa linha mais direcionada para os profissionais, visamos dar apoio a nível emocional e educacional (formação).

Especificamente no envelhecimento, dispomos dos seguintes serviços Gerontológicos:

Formação Cuidadores Formais

O conhecimento que adquirimos é o melhor instrumento para nos tornarmos melhores naquilo que fazemos. Assim, visamos promover uma oferta educativa certificada no sentido de melhorar ou atualizar o conhecimento de profissionais na área do envelhecimento, com vista à melhoria da prestação de cuidados diretos aos idosos.

Apoio ao Cuidadores Informais

O compromisso com o cuidar, por vezes pode tornar-se numa situação complicada de gerir. O apoio aos cuidadores informais pretende prevenir situações de sobrecarga, melhorar o conhecimento destes cuidadores sobre demências para criar estratégias do cuidar e promover o bem-estar do cuidador e do recetor dos cuidados.

Apoio a idosos

A Avaliação Gerontológica Multidimensional é realizada através do domínio físico, psicológico e social. Posteriormente a intervenção é realizada através de uma equipa multidisciplinar, tendo em conta as necessidades identificadas, com o intuito de promover o envelhecimento ativo no sentido de aumentar a qualidade de vida durante o envelhecimento.

Texto de Marta Sousa – Metaphora

metaphora-logo

 

 

sicóloga,

Comentários

Já gostou da nossa página no Facebook?

Apoie o nosso projeto, fazendo Gosto à nossa página no Facebook.

FECHAR