Consulta de Luto – Universidade do Minho

A Consulta de Luto na Universidade do Minho

A Universidade do  Minho, através da sua Escola de Psicologia, disponibiliza consultas online para ajudar a lidar com o luto. É uma plataforma que está disponível gratuitamente e consiste num serviço de apoio psicológico especializado via video-chamada e email.

A coordenadora do projeto, Daniela Alves, doutorada em psicologia clínica pela Universidade do Minho, dedica-se à intervenção no luto. Especializou-se no modelo construtivista de reconstrução de significados após a perda, inventado por Robert Neimeyer, professor da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos.

consulta de luto - universidade do minhoFoi responsável pela consulta de luto na unidade de adultos do Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano da Universidade do Minho durante quatro anos. Prepara-se para fazê-lo pela Internet – na consulta do luto online desta instituição de ensino superior.
Da equipa fazem parte um conjunto de Psicólogos da Universidade do Minho e Universidade de Memphis (EUA), com formação em terapia construtivista do luto:

  • Daniela Alves, Doutorada em Psicologia Clínica.
  • Robert Neimeyer, Professor da Universidade de Memphis.
  • Miguel Gonçalves, Professor Catedrático da Universidade do Minho.
  • Inês Mendes, Doutorada em Psicologia Clínica.
  • Joana Silva, Doutorada em Psicologia Clínica.
  • João Baptista, licenciado em Psicologia.
  • Nuno Pires, licenciado em Psicologia
  • João Oliveira, licenciado em Psicologia.

Pretende-se dinamizar a terapia de luto online em Portugal, aproximando terapeutas e adultos com enormes dificuldades em reconstruir a sua vida após a perda de um ou mais entes queridos, sem custos associados e necessidade de deslocação.

O programa de “consulta de luto online” da Universidade do Minho assenta no contacto visual entre terapeuta e paciente. São 12 sessões de 55 minutos via Skype complementadas por email.

Para mais informações consulte a plataforma em  www.consultaluto.com .

 

Comentários