CresSendo

A CresSendo é um núcleo de serviços inteiramente dedicados à optimização do crescimento pessoal e comunitário, sediada em pleno coração de Braga.

UM SENTIDO DE MISSÃO:

O crescimento saudável é um processo gradual e construtivo, ao longo do qual cada Ser Humano vai aprendendo a individuar-se através da identificação e defesa das suas necessidades, interesses e intenções, bem como a autonomizar-se na criação dos seus objetivos, desejos e sonhos.
Na CresSendo, não só acreditamos que cada pessoa é única e irrepetível, produto e produtora da sua própria existência, mas também que a sua autonomia só é verdadeiramente possível no encontro com os outros. Assim, a inteireza do Ser percebe-se formada na complementaridade de distintas dimensões como a física, psicológica, biológica, espiritual, social, histórico-cultural, interrelacional, intergeracional, económica, profissional, individual e política.
Na CresSendo oferecemos um espaço de incentivo à maximização dos potenciais de cada um/a, promovendo, a partir dos seus recursos cognitivos, afetivos, emocionais e criativos, um funcionamento positivo e uma versão cada vez melhor do próprio – através, nomeadamente, do incentivo à capacidade de aceitação do si mesmo/a, do estabelecimento de relações positivas com os demais, do domínio do meio, do autoconhecimento, do estabelecimento e valorização de objetivos de vida, e da sua autonomia.
Neste sentido, primamos pela oferta de um conjunto diversificado de serviços, desde consultas de psicologia clínica, a workshops expressivos, cursos, formações, e plataformas de incentivo à criatividade artística, dirigido a todas as faixas etárias e grupos sociais.
SERVIÇOS:
1. Consultas de Psicologia Clínica: Dirigidas a crianças, adolescentes e adultos, as consultas de psicologia clínica estão a cargo do Dr. Carlos Marinho, diretor do espaço «CresSendo», Mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, pós-graduado em Psicologia da Família pela Universidade Católica Portuguesa de Braga, e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). A sua prática clínica objetiva a avaliação e tratamento de diferentes problemáticas geradoras de sofrimento psicológico e/ou condicionantes do funcionamento adequado da pessoa, sejam essas problemáticas de foro mental [e.g., perturbações depressivas; perturbações da ansiedade – ataques de pânico, medos e fobias –; perturbação obsessivo-compulsiva; experiências traumáticas e fatores de stress; perturbações dissociativas; perturbações da alimentação e da ingestão – como anorexia e bulimia –; perturbações de eliminação (enurese e encoprese); perturbações do sono; disfunções sexuais; perturbações relacionadas com substâncias e perturbações aditivas; perturbações disruptivas, do controlo dos impulsos e do comportamento (perturbação desafiante de oposição, birras, conflituosidade)], sejam elas dificuldades interpessoais [e.g., experiências de perda/luto, limitações ao nível da interação social, gestão de conflitos conjugais e familiares, gestão de dilemas e de tomada de decisões]. A sua prática clínica é baseada na visão holística e integradora do Modelo Multidimensional de Bem-estar, desenvolvido por Ryff (1989), e Ryff e Keyes (1995), promovendo a aceitação do self, as relações positivas com os outros, a capacidade de domínio do meio, os objetivos de vida, a autonomia, e o crescimento de cada cliente.
2: Programas de Desenvolvimento Pessoal: Na CresSendo dedicamos especial atenção às novas formas de perturbação subjectiva da sociedade pós-moderna (e.g., o défice do desenvolvimento de competências sócioemocionais, a dificuldade de procurar, iniciar e manter um diálogo, a estranheza diante do Outro, o isolamento, a solidão, o tédio e a permanente insatisfação, o perfeccionismo, a debilitação da capacidade de valorização pessoal, e a perda do sentido da vida), objectivando despertar para formas de reelaborar o discurso acerca da saúde mental do ser humano, contribuindo para uma posição optimizadora do seu desenvolvimento vital e respeitadora da dignidade humana. Ciente da pluridimensionalidade do ser-se pessoa, a CresSendo aposta na criação de programas de desenvolvimento pessoal objectivando o autoconhecimento numa lógica de otimização evolutiva, de forma a promover competências de valorização pessoal (autoestima, autoconfiança), competências sócioemocionais, estratégias adequadas de adaptação e de resolução de problemas, capacidade de autorrealização, e ressignificação de todo o tipo de experiências (internas e externas) limitadoras do crescimento positivo.
3: Formação: Sequenciando a importância de assegurar a constante atualização do Ser na sua mais inteira pluralidade, a CresSendo emparceira-se a várias outras instituições para oferecer aos/às seus/suas clientes distintas oportunidades de formação nas áreas de Psicologia, Ciências da Educação e Orientação Artística. No número destas iniciativas contamos a realização de palestras e ações de sensibilização sobre diferentes temáticas do interesse comunitário.
4. Workshops Expressivos: Os Workshops Expressivos nascem do desejo de recuperar o valor das atividades criativas e expressivas, i.e., de formas não-verbais de expressão humana, já que estas – contrariamente à fala e à linguagem lógica, racional e controlada – facilitam a mobilização das energias psíquicas, a expressão da nossa própria existência, das nossas emoções mais profundas, sem repressão da espontaneidade, e aumentam a capacidade de pensar, alterar, renovar e recombinar aspectos da vida. Aliando a terapia à arte, a emotividade à prática, o saber à brincadeira, oferecemos na CresSendo meios motivadores necessários ao crescimento positivo de cada um/a. Esta proposta baseia-se na crença de que todas as pessoas têm capacidade inata para serem criativas, que a criatividade é uma função mental fundamental para o equilíbrio humano, que é extravasada por diversas formas de comunicação verbais e não-verbais, e que as artes (nomeadamente, a escrita, a representação, a dança e a pintura), os ritos (e.g., yoga, meditação, biodanza), e os jogos são antes de mais nada puras funções mentais de estabilização, desenvolvimento e homeostase individuais e sociais. Os nossos workshops dividem-se de acordo com os mediadores expressivos utilizados, a saber workshops lúdico-pedagógicos, workshops ritualístico-sensoriais e workshops de expressão artística.
5: Arte CresSendo: O projeto Arte CresSendo, que acolhemos no espaço da CresSendo, consiste numa plataforma destinada a (1) visibilizar e promover intercâmbios teórico-práticos e experienciais, entre os domínios da Psicologia e da Arte, (2) projetar iniciativas/agendas culturais artísticas relevantes, e (3) oferecer um ponto de convergência entre todo o tipo de entidades com interesse na Psicologia e/ou na Arte. No número dos projetos contemplados pela Arte CresSendo contamos: (a) iniciativas de divulgação informativa (realização de palestras, tertúlias, publicações em plataformas on-line); (b) incubadora de projetos artístico-culturais (oferta de um espaço para ensaio, trabalho e apresentação de trabalhos); e (c) organização de convívios informais (Encontros Criativos), sem fins lucrativos, para todos os/as artistas, amadores/as e/ou profissionais, e curiosos/as acerca do pensar e fazer criativo artístico, nos mais diversos domínios (e.g., literatura, poesia, música, dança, teatro, cinema, fotografia, desenho, pintura, e grafitti), motivados para apresentar, divulgar, criticar e debater produção criativa artística.

Comentários