Guia para criar uma casa acolhedora para pessoas com Alzheimer

Faça transformações simples, reavalie-as quando necessário e tenha a certeza de que as mudanças que fez em casa funcionam da melhor maneira para o seu ente querido.

 

Criar uma casa acolhedora para pessoas com Alzheimer é similar a criar uma casa segura para as crianças; a sua melhor opção é manter as suas soluções simples, reavaliar a situação quando necessária e ter a certeza de que as mudanças que fez na sua casa funcionam mesmo para si, e que consegue cuidar da pessoa com Alzheimer.
Da mesma forma que algumas crianças encontrarão tesouras ou outros objetos pontiagudos para brincar, outras permanecerão calmas e brincarão com bonecos o dia inteiro, também cada indivíduo com doença de Alzheimer terá as suas próprias particularidades que, muito provavelmente, irão mudar ao longo do tempo. Mantenha-se atento a que objetos a pessoa tende a querer e tenha a certeza que avalia a segurança da casa relativamente às necessidades do seu dia-a-dia. Se cuida de alguém que deambula, tente descobrir em que áreas da casa o paciente com demência se sente mais confortável e previna eventuais perigos. Lembre-se que Alzheimer é uma doença progressiva e uma reavaliação constante da casa terá que acontecer.

 

Nem todas as dicas para cuidado e segurança de pessoas com Alzheimer funcionarão da mesma forma para cada pessoa com doença de Alzheimer: use o seu bom senso.
  • Determine o que pode ser usado nos espaços de armazenamento fechados. Limpe armários e retire objetos desnecessários. À medida que a demência e os sintomas da doença de Alzheimer se tornam mais pronunciados, terá que guardar alguns objetos para manter a casa segura – arranje um espaço para estes objetos antes que precise deles.
  • Delimite opções. Mantenha as coisas simples. Não coloque muitas coisas em armários ou gavetas; ao invés coloque apenas alguns itens em cada um deles.
  • Não desloque mobília a menos que seja completamente necessário. Manter a estrutura da casa semelhante ajudará a que o interior pareça familiar.
  • Faça com que objetos comumente usados sejam acessíveis. Coloque alguns objetos em prateleiras abertas, balcões ou em mesas para que possam estar facilmente acessíveis.
  • Dê uma vista de olhos. Espelhos em algumas fases da doença de Alzheimer podem encorajar a bons hábitos de asseio, mas nalgumas fases podem ser perturbadores para pessoas que não se possam reconhecer a si próprias. Cobrir ou remover espelhos pode ser necessário para alguns deles.
  • Dupla verificação da decoração. Remova ou restaure mobília que contenha muitos padrões, uma vez que pessoas com demência ou doença de Alzheimer podem confundir os mesmos com insetos ou outros objetos. Papel de parede deve ser substituído pela mesma razão.
  • Torne a luz suavizante. A luz dentro de casa deve ser clara, uniforme e quente.
  • Crie sugestões visuais. A visão deteriora-se naturalmente para a maioria das pessoas de idade – e a doença de Alzheimer pode agravar problemas no que se refere à diferenciação de objetos. Os contrastes das cores positivas ajudam por vezes a tornar mais claro o que um objeto é.
  • Mantenha os documentos importantes seguros. Coloque documentos ou contas importantes num local seguro.
  • Decida quais as áreas que estão fora dos limites. Se a perambulação é um problema, coloque fechaduras nas portas que permitam acesso à garagem ou jardim. Também poderá tornar a garagem um espaço de armazenamento fechado para que objetos perigosos possam estar guardados.

Texto adaptado por Vanessa Trigo

 

Se gostou deste artigo também poderá gostar do artigo “6 questões a fazer antes do envelhecimento dos pais“.

 

Comentários