Os benefícios de mindfulness

A palavra mindfulness está na moda , é gasta por muitos mesmo sem saberem o que realmente significa e muito menos o que representa , que impacto tem nas suas vidas diárias , no seu desempenho profissional , no bem-estar físico e mental , na motivação , nos seus relacionamentos , na forma como lidam com os problemas e as situações difíceis das suas vidas.

Mas uma coisa é certa os benefícios já estão provados , resta saber como pôr em prática de forma regular , com consciência e sabedoria do que se está a fazer , dos obstáculos a superar e das ferramentas a recorrer.

Vários estudos corroboram os benefícios da técnica . Cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard demonstraram a melhoria da memória de idosos saudáveis que desenvolviam o treino de mindfulness . Outro grupo de cientistas , orientado por Richard Davidson , da Universidade de Wisconsin , observou o aumento do número de anticorpos em pessoas que meditam por oito semanas após vacinação contra gripe , em relação ao grupo de controlo . Também orientado por Richard Davidson , pesquisadores de Wisconsin , Espanha e França , investigaram os efeitos de um dia de prática meditativa intensiva num grupo de praticantes de meditação experientes , em comparação a um grupo controlo de indivíduos não treinados , que se dedicaram a atividades tranquilas mas não à meditação . Após oito horas de prática , os praticantes de meditação apresentaram diversas diferenças genéticas e moleculares , incluindo alteração dos níveis de mecanismos genéticos de regulação e níveis reduzidos de genes pró-inflamatórios , que por sua vez se correlacionaram a uma recuperação física mais rápida a uma situação de stress . O autor do estudo Dr. Richard Davidson revela : “ Até onde sabemos , este é o primeiro trabalho que demonstrou alterações rápidas na expressão de genes em praticantes de meditação ”. Encontras o resumo deste artigo científico aqui.

promo-curso-mindfuness-anataboda

Com o uso de imagens de ressonância magnética , outra pesquisa , realizada noHospital Geral de Massachussetts , evidenciou que a meditação aumenta as espessuras do córtex pré-frontal cerebral , área ligada ao planeamento de comportamentos cognitivos complexos , e da ínsula direita , ligada às sensações corporais e às emoções . “ Isso significa que a meditação tem a ver com alterações na estrutura física do cérebro”.

Já há evidências também sobre como mindfulness pode ajudar pacientes com transtorno obsessivo compulsivo ( TOC ) . Além disso , em 2004 , a revista científica Proceeding of the National Academy of Sciences publicou um relato sobre o aumento do sinal gama nos treinos da consciência plena , com uma maior ativação de regiões cerebrais associadas a aspectos afetivo-emocionais . Isso sugere a capacidade do treino mental de produzir um estado cerebral elevado associado à percepção , solução de problemas e consciência.

Esta técnica é referendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde ( OMS ) que reconhece os benefícios de mindfulness na saúde.

Matthieu Ricard , monge Budista que desistiu há 40 anos da sua carreira de biólogo molecular em França para estudar Budismo nos Himalaias , colabora ativamente com oMind and Life Institute , na investigação cientifica dos efeitos da meditação no cérebro e viaja por todo o mundo divulgando os seus excelentes resultados.

Eu , Ana Taboada , desisti em 2007 de trabalhar como Técnica Superior de Laboratório apoiando trabalhos científicos na área da Biomedicina , para me dedicar a tempo inteiro ao estudo e prática das ciências contemplativas como a meditação , mindfulness , psicologia e filosofia budista , como também à prática e estudo do yoga tibetano , a ciência do corpo subtil . Sinto-me ainda uma cientista , que pratica , estuda e partilha com muitos , os benefícios , a magia e o poder destas práticas ancestrais , mas tão adaptadas às mentes e corpos modernos.
Tirei a minha formação de Mindfulness na Alemanha com o Mestre Tibetano Tulku Lobsang em 2011 , mas sem dúvida que não foi essa formação que me tornou professora de meditação mindfulness … mas sim as incontáveis horas de práticas diárias , os imensos retiros já realizados ao longo destes anos , as minhas experiências meditativas ou insights , o implementar no dia a dia cada ensinamento , a sabedoria que foi emergindo com cada passo do meu caminho à descoberta de mim mesma , dos mistérios da vida , dos encantos do meu corpo e segredos da minha mente.

Ana Taboada

Professora de Yoga e Meditação Budista Tibetana

Comentários