Stop Bullying

O projeto Stop Bullying da Amnistia Internacional (AI) criou um documento onde conseguimos perceber melhor a realidade do Bulling e da violência em Portugal.

Trata-se de um manual que permite conhecer melhor o fenómeno, mas também dá dicas e sugestões para sensibilizar as pessoas para o mesmo.

O bullying é um fenómeno social que ocorre em qualquer parte do mundo, em particular com crianças e adolescentes em contexto escolar. Independentemente de onde se possa viver, do estatuto social que se possa ter ou da instituição que se possa frequentar, já fomos testemunhas, incitadores/as ou vítimas de agressões físicas, verbais ou psicológicas continuadas nas relações de proximidade que se estabeleceram durante o nosso crescimento social e escolar. Foi durante esse mesmo percurso que possivelmente observámos a diferenciação de outras crianças ou jovens, por questões físicas, morais ou ideológicas; étnicas, culturais ou mesmo religiosas. (Amnistia Internacional)

No manual Stop Bullying a  Amnistia Internacional explica que os últimos estudos feitos em Portugal indicam que 1 em cada 5 jovens é vítima de bullying. Na maioria das vezes, os motivos associados a esse tipo de agressão estão relacionados com deficiências físicas e/ou psicológicas, assim como diferenças em termos de cor, etnia, língua ou religião.

A aceitação do que é diferente ou não está de acordo com os padrões da maioria, nem sempre acontece e este manual vai mais longe, oferecendo dicas, propostas e recursos de atividades para fazer com os mais novos.

Este, é um dos vídeos sugeridos no manual.

Se conheces alguém que é vítima ou agressor, para além denuncia, mostra-lhes este manual e diz STOP! ao bullying.

Comentários