Relação conjugal ≠ Relação parental

Seguindo-se o princípio básico da Teoria Familiar Sistêmica de que os sistemas se influenciam mutuamente, podemos considerar que conjugalidade e a coparentalidade se desenvolvem de forma interdependente., e muitas vezes, conflitos não resolvidos entre os casais, são transportados para dentro da área da educação parental, porque o casal não consegue separar as funções parentais das funções conjugais.

Ver mais

Direitos da União de Facto

Os casais em união de facto ganharam relevância jurídica nos últimos anos, sendo, em muitos casos, equiparados aos casados.
No entanto, os direitos da união de facto em caso de morte não são exactamente iguais, pois o membro do casal sobrevivo não é considerado entre aqueles que se consideram herdeiros legítimos.

Ver mais

Alienação Parental – O que é isso?

O desafio de advogados e mediadores familiares passa, na maioria das vezes, por tentar consciencializar pais e familiares para o facto de que o fim da relação conjugal, não pode ou não deve implicar, o fim da relação parental e que toda a criança deve ter o direito e a oportunidade de ela própria construir a imagem dos seus progenitores, libertando-se dos olhares conflituosos, amargurados e distorcidos, que muitas vezes, o fim do casamento acarreta.

Ver mais

Atividades divertidas para ensinar Mindulness às crianças nas férias.

As férias são momentos de maior descontração que podem ser aproveitados, não só para estreitar laços entre pais e filhos, como também para transmitir às crianças novas competências que são importantes no dia a dia.
Aqui ficam algumas sugestões de atividades divertidas para fazer em família, que poderão treinar uma atitude mais mindfulness.

Ver mais

Como ajudar os nossos filhos na reta final do ano escolar

Caminhamos a passos largos para o fim do 3º período e a pressão aumenta. Aumenta para alunos, pais e professores.

O cansaço já se faz sentir. Os professores começam a ficar ansiosos para conseguir terminar os extensos e ambiciosos programas. Os pais anseiam pelos bons resultados. E as crianças e jovens sentem que lhes é exigido um esforço final, para o qual precisam estar à altura.

Ver mais

A importância do profissional de Gerontologia

O ser humano quando envelhece acarreta consigo declínios a nível biológico, psicológico e social. Quando falamos em envelhecimento, estamos a falar de um assunto de grande complexidade, tornando-se assim um tema desafiante para a sociedade.

O profissional de Gerontologia pretende dar respostas a estes desafios, prestando serviços direcionados para seniores e profissionais da área do envelhecimento, com o intuito principal de promover o envelhecimento ativo e a saúde na terceira idade

Ver mais

A amizade duplica as alegrias e divide as angústias pela metade

A amizade é um elemento protetor da nossa saúde psicológica e física. Está comprovado que o isolamento tem grande incidência na mortalidade; de fato, existem pesquisas que afirmam que a falta de apoio psicológico pode causar efeitos nocivos sobre a saúde equivalentes ao tabaco, à pressão arterial elevada, ao nível de colesterol elevado, à obesidade ou à falta de exercício físico.

Ver mais