Testamento vital. Conhece os seus direitos?

Conhece o direito do cidadão português a elaborar o testamento vital e/ou nomear um procurador de cuidados de saúde?

Qualquer português pode assim declarar quais os cuidados médicos que quer que lhe sejam aplicados em situações em que já não tem consciência para o fazer.

Informe-se. Diga qual a sua vontade para o amanhã.

Conhece o direito do cidadão português a elaborar o testamento vital e/ou nomear um procurador de cuidados de saúde? Informe-se. Diga qual a sua vontade para o amanhã. #plataformafamilia

Posted by Plataforma Família on Quarta-feira, 20 de Maio de 2015

O que é o Testamento Vital?

O Testamento Vital é um documento onde o cidadão pode inscrever os cuidados de saúde que pretende ou não receber e permite também a nomeação de um procurador de cuidados de saúde.

Como preencher o Testamento Vital?

Para simplificar o processo, o cidadão pode aceder ao Portal do Utente, Área do Cidadão www.sns.gov.pt/cidadao, descarregar o formulário com o modelo de diretiva antecipada de vontade, preencher e entregar no agrupamento de centros de saúde, ou na unidade local de saúde, da sua área de residência.

Desta forma, o Testamento Vital será registado num sistema informático da saúde, o RENTEV.

O RENTEV é o Registo Nacional do Testamento Vital e mantém atualizada a informação relativa aos testamentos vitais, assegurando a sua disponibilização atempada, quando for necessário.

Como consultar o Testamento Vital?

Num contexto de urgência ou de tratamento específico, o médico assistente poderá consultar o Testamento Vital do utente, através do Portal do Profissional, garantindo assim que a vontade anteriormente expressa é cumprida.

O próprio utente pode, através do Portal do Utente, verificar se o seu Testamento Vital está correto, ativo, dentro do prazo, acompanhando todos os acessos feitos pelos médicos.

Fonte: portaldasaude.pt

Para mais informações consultar o portal da Direcção Geral de Saúde.

Comentários